Portas abertas para a inclusão

Sobre o projeto

O projeto Portas abertas para a inclusão – Educação física inclusiva chega em sua 3ª edição e, ao longo desse tempo, impactou milhares de escolas e 91.954 estudantes em 15 estados brasileiros, certificando 916 educadores.

A iniciativa nasceu de uma parceria entre o Instituto Rodrigo Mendes, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Fundação FC Barcelona (FCB), e começou em 2012 com o objetivo de formar educadores de diversas regiões do Brasil para apoiar a promoção da inclusão escolar de meninas e meninos com deficiência por meio de práticas esportivas seguras.

Em 2016, o projeto agregou mais um município às 15 cidades participantes, Belford Roxo, no Rio de Janeiro, por meio de um convênio entre o UNICEF e o Ministério dos Esportes. Assim, em 2016, mais de 43 mil alunos, professores, gestores, familiares, entre outras pessoas envolvidas, foram diretamente beneficiados pelos projetos locais de intervenção, criados e implementados em 16 cidades pelos cursistas do “Portas abertas”.

Um dos resultados do projeto são as publicações desenvolvidas com a finalidade de compartilhar o conhecimento nos âmbitos nacional e internacional. São eles o Relatório de impactos e a Coletânea de práticas, disponíveis em formatos PDF e HTML, e vídeos no canal IRM no Youtube que complementam e detalham experiências e seus pontos mais importantes, apresentando as atividades desenvolvidas em algumas das cidades visitadas.

Municípios participantes

1ª e 2ª Edições

Belo Horizonte, Belém, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e São Luís.

3ª Edição

Todas as cidades + Belford Roxo (RJ).

Acesse os vídeos com depoimentos e experiências de êxito na educação física inclusiva!

Impactos 2012-2016

  • 15 estados participantes
  • 916 cursistas certificados
  • 91.954 estudantes impactados

Linha do tempo

Início do projeto com a realização de uma pesquisa sobre experiências educacionais inclusivas no Brasil. A partir da pesquisa, foi desenvolvido um estudo de caso e um documentário temático, disponíveis no DIVERSA.
Primeiro curso com o objetivo de formar educadores para oferecer atividades físicas que contemplassem todos os estudantes. Participaram 324 professores, gestores de escolas e técnicos das secretarias de educação das 12 cidades que sediaram os jogos da Copa do Mundo FIFA 2014. Mais de 22 mil estudantes impactados.
Visita a três escolas que desenvolveram bons projetos no ano anterior e ampliaram suas atividades para toda a unidade escolar: São Paulo (São Paulo), Salvador (Bahia) e Natal (Rio Grande do Norte). O vídeo pode ser visto no DIVERSA.
Belém (Pará), São Luís (Maranhão) e Maceió (Alagoas) foram incluídas dentre as cidades que receberam o “Portas abertas”. Assim, o curso foi levado para todas as cidades participantes da Plataforma de Centros Urbanos do UNICEF. Foram impactados 458 cursistas e mais de 50 mil pessoas diretamente, dos quais 37 mil eram estudantes da rede pública.
Em 2016 foi implementado um novo ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e foi feita uma parceria com o Ministério do Esporte, incluindo a cidade de Belford Roxo dentre as participantes. Além disso, os Jogos Rio 2016 inspiraram a criação de projetos que exploraram os esportes olímpicos e paralímpicos, a partir de uma perspectiva inclusiva, e levaram para dentro de dezenas de escolas públicas.

Documentário

Versão integral do documentário sobre a educação física inclusiva

Sobre os idealizadores

Instituto Rodrigo Mendes

Fundado em 1994, o Instituto Rodrigo Mendes é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a construção de uma sociedade inclusiva por meio da educação e da arte. Suas ações visam colaborar para que a escola pública seja capaz de acolher toda e qualquer criança. Para isso, desenvolve programas de pesquisa, produção de conhecimento e formação sobre educação inclusiva.

Fundació FC Barcelona

Desde sua constituição em 1994, a Fundació FC Barcelona tem sido uma fonte inesgotável de participação cidadã para as numerosas atividades sociais, culturais e esportivas que a Fundação tem levado a cabo. A partir de 2006, a FCB adere aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, propostos pelas Nações Unidas. Com base na experiência adquirida no campo do esporte e de seus valores.

UNICEF Brasil

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) é uma agência da ONU que tem como mandato assegurar que cada criança e cada adolescente tenham seus direitos integralmente cumpridos, respeitados e protegidos. Com presença em 191 países, é referência mundial em conhecimento e ações de desenvolvimento relacionados à infância e adolescência.