Equipe do projeto foi recebida em Cotia, São Caetano do Sul e Nova Odessa para estruturação dos projetos de formações locais
Liliane Garcez e Patrícia de Brito, coordenadoras do DIVERSA presencial monitoramento, foram até os municípios de Cotia, São Caetano do Sul e Nova Odessa, na Grande São Paulo, para conhecer melhor as perspectivas da educação inclusiva de cada município e detalhar sobre os próximos passos do projeto.
O DIVERSA presencial monitoramento faz parte do percurso formativo vivenciado no DIVERSA presencial 2018, em que os três municípios, junto com educadoras de Caieiras e Mogi das Cruzes, realizaram trocas de experiências e conhecimentos a partir de situações desafiadoras em sala de aula.
Nessa nova etapa, educadoras de Cotia, São Caetano do Sul e Nova Odessa terão como desafio a construção de formações locais, organizadas pela própria equipe de educadoras, baseadas na metodologia do DIVERSA presencial. A equipe do Instituto Rodrigo Mendes (IRM) dará suporte a partir de reuniões remotas e presenciais às educadoras dos três municípios durante a realização das formações locais.
“O objetivo é multiplicarmos o impacto da metodologia para a construção de um conhecimento sobre educação inclusiva em toda nossa rede com o intuito de enxergar as possibilidades de cada estudante”, relata a Diretora de Normas Pedagógicas de Nova Odessa, Érika Salazar.
“Sabemos que será um grande desafio construir essas formações, mas o município está disposto a trabalhar nesse processo”, diz a representante da educação especial do município de São Caetano do Sul, Carla Maria Luciano.
Já a técnica do Departamento de Educação Especial de Cotia, Roberta de Carvalho ressalta que “a ideia é que todos possam olhar para a criança e não para a deficiência, e que essa perspectiva possa estar presente em todos os níveis de ensino”.
Confira os relatos de experiência dos municípios participantes do DIVERSA presencial 2018: