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IRM recebe especialista sul-africana em educação inclusiva para bate-papo

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Professora do programa de Estudos sobre Deficiências da Universidade da Cidade do Cabo, Judith McKenzie falou sobre o cenário de educação da África do Sul

Grupo de pessoas posam para foto em auditório. No fundo, algumas telas.
Judith McKenzie e convidados ao final do evento

Na segunda-feira (29/04), o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) recebeu para uma conversa, a professora do programa de Estudos sobre Deficiências da Universidade da Cidade do Cabo, Judith McKenzie.

O evento iniciou com uma rápida apresentação feita pelo superintendente do IRM, Rodrigo Hübner Mendes, que logo chamou a convidada para falar sobre o contexto, desafios e apontar alguns caminhos das políticas de educação inclusiva na África do Sul.

McKenzie iniciou a sua fala contextualizando sobre o período de segregação racial do país durante o apartheid, onde a educação ficou marcada, ainda com resquícios atuais, por um modelo racista e segregador.

Ela pontuou que, no princípio, a educação especial estava presente apenas para determinados grupos étnicos e que os negros, por exemplo, eram excluídos desse sistema. Nesse contexto histórico, McKenzie explicou sobre as mudanças que ocorreram com o fim do apartheid, em 1994, onde houve avanços na perspectiva de uma educação mais inclusiva, mas que devido à corrupção do país tiveram também retrocessos.

Depois de apresentar alguns dados sobre pessoas com deficiência dentro do sistema de ensino da África do Sul, a professora iniciou uma explicação sobre a abordagem social da deficiência. Nessa etapa do encontro, integrantes do IRM e convidados iniciaram um diálogo com a professora, sobre pontos de convergência e divergência entre as políticas de educação inclusiva da África do Sul e do Brasil.

O final do evento se deu com mais perguntas dos convidados e com a indicação de um curso online sobre educação inclusiva, desenvolvido pela Universidade da Cidade do Cabo.


Confira como foi a visita de Judith Mckenzie em escola que desenvolveu projeto no Materiais Pedagógicos Acessíveis.