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Formação Materiais pedagógicos acessíveis abre inscrições para 2022

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Atualizada em: Fevereiro 04, 2022

Pelo segundo ano consecutivo, a edição da formação Materiais pedagógicos acessíveis 2022 contemplará representantes de secretarias municipais de educação das cinco regiões do país    

As inscrições do projeto Materiais pedagógicos acessíveis 2022 foram prorrogadas até 14 de fevereiro. Podem se inscrever secretarias de educação de municípios de todo o Brasil.

A formação, que é  realizada  pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM), com a parceria do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo, tem como objetivo geral contribuir para a construção de materiais pedagógicos acessíveis que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com e sem deficiência nas salas de aulas comuns. A proposta parte de uma perspectiva educacional integral e inclusiva, no contexto desafiador da implementação de currículos articulados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  

A edição de 2022 contemplará dez unidades escolares, sendo duas vagas por município, das cinco regiões do Brasil. As inscrições devem ser feitas pelos representantes das secretarias municipais de educação, por meio do preenchimento de formulário on-line e do envio de um vídeo de apresentação para o e-mail: [email protected]. A lista dos munícipios escolhidos será divulgada no dia 03 de março de 2022. Os detalhes sobre o processo podem ser conferidos no edital.  

Card laranja com texto em letras brancas: " As inscrições para a formação Materiais pedagógicos acessíveis 2022 estão abertas. Saiba como se inscrever em: rm.org.br/inscricoes-mpa-2022."Logotipos Instituto Rodrigo Mendes e Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo. Fim da descrição.

Como funciona o processo formativo 

Serão 12 encontros, a serem realizados inteiramente a distância por meio da plataforma Zoom, entre os meses de março e junho de 2022.  Durante a formação, os cursistas desenvolvem um projeto autoral por escola no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso e constroem um Material pedagógico acessível. A proposta é finalizar a formação com a implementação de um plano de aula que contemple o uso do material com as alunas e os alunos, mostrando como potencializar o ensino-aprendizagem de toda a turma.  

Os grupos de cada unidade escolar devem ser compostos por um gestor ou uma gestora da escola; um professor ou uma professora de sala de aula comum; e um professor ou uma professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), indicados pelas próprias secretariais municipais de educação.  

Representantes das secretarias que tenham dúvida ou precisem de mais esclarecimentos para a inscrição de seu município podem entrar em contato conosco pelo e-mail: [email protected]


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