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Especialista sul-africana visita escola que criou material pedagógico acessível

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Judith McKenzie, professora da Universidade da Cidade do Cabo, conheceu educadoras que participaram de formação do Instituto Rodrigo Mendes

Na segunda-feira (29/04), após bate-papo realizado no Instituto Rodrigo Mendes (IRM) pela manhã, Judith McKenzie, professora do programa de Estudos sobre Deficiências da Universidade da Cidade do Cabo, visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Teodomiro Toledo Piza, no Parque Grajaú, bairro da zona sul da capital paulista.

Judith sentada em um banco em frente a uma parede colorida.A escola pertence à rede municipal de São Paulo e foi uma das 14 da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro cujos educadores receberam formação em educação inclusiva e cultura maker em 2018.

McKenzie conheceu as instalações da unidade escolar, como as salas de professores e de recursos multifuncionais, e conversou com as educadoras Eliane Pereira de Oliveira, professora regente, e Sandra Azevedo Augusto, coordenadora pedagógica, sobre os desafios da atuação profissional e da formação docente. Estas professoras foram duas cursistas que, em grupo, idealizaram e criaram o protótipo de um tabuleiro de jogo interativo e inclusivo, chamado Trilha dos Seres Vivos.

A especialista sul-africana também teve a oportunidade de observar os estudantes brincando com o tabuleiro, que possui dado sonoro e visual, relevos, texturas, imagens, identificação em braile e outros recursos que o tornam acessível e possibilita o aprendizado de conteúdos relacionados aos animais a todos.

Judith posa para foto com educadoras. Em primeiro plano, crianças sentadas em cadeiras.

O projeto Materiais pedagógicos acessíveis é uma formação em serviço, desenvolvida e implementada pelo IRM, para educadores envolvidos no processo de escolarização de estudantes público-alvo da educação especial em escolas comuns, com o objetivo de contribuir na construção de materiais pedagógicos acessíveis que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com e sem deficiência. Em 2019, o projeto está sendo oferecido na DRE Itaquera.

O relato de experiência das educadoras desta escola e o tutorial para criação da trilha dos seres vivos estarão em breve disponíveis no DIVERSA. Neste portal é possível acessar também outros materiais pedagógicos acessíveis já disponibilizados.


Confira também como foi o bate-papo com a Judith Mackenzie no IRM