Notícias

Começam as gravações dos Materiais Pedagógicos Acessíveis 2019

Compartilhe nas redes sociais:

Instituto Rodrigo Mendes e MudaLab elaboram os primeiros vídeos dos tutoriais que ensinam a construir materiais pedagógicos acessíveis para uso em sala de aula

Na última semana tiveram início em São Paulo as gravações dos primeiros vídeos do projeto Materiais Pedagógicos Acessíveis (MPA) 2019. O objetivo é registrar todo o processo de como construir e utilizar os materiais desenvolvidos durante a formação do Instituto Rodrigo Mendes (IRM) com educadoras e educadores da DRE Itaquera.

Os mediadores makers Lara Nacth e Guilherme Kominami, do MudaLab, mostraram um passo a passo de como construir os materiais como, por exemplo, um mapa tátil de relevo, clima e vegetação que pode ser trabalhado com os estudantes em sala de aula. Em seguida, as filmagens vão acontecer nas escolas que idealizaram cada projeto, o intuito é mostrar o uso dele nas salas de aula com a participação de todos os estudantes.

O objetivo é que as ideias e materiais que surgiram durante a formação do MPA sejam disponibilizados no portal DIVERSA e que possam atingir e inspirar o maior número de pessoas e de educadoras e educadores em suas práticas pedagógicas.


Materiais pedagógicos acessíveis é uma formação em serviço para educadores envolvidos no processo de escolarização de estudantes público-alvo da educação especial em escolas comuns, com o objetivo de contribuir na construção de materiais pedagógicos acessíveis que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com e sem deficiência.