O objetivo do curso “Ensino médio inclusivo - Construindo uma escola para todos” é apoiar equipes multidisciplinares das redes de educação no planejamento de políticas públicas, para a garantia de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial.
Para tanto, o IRM oferece formação continuada, por meio de encontros semipresenciais, a educadores e gestores que atuam na rede pública de ensino, impactando estudantes com e sem deficiência e suas famílias. Com o propósito de aumentar a consciência sobre os direitos e os princípios legais e atitudinais da educação inclusiva, a iniciativa estimula o desenvolvimento de projetos de intervenção local envolvendo os estudantes e/ou famílias.
Em parceria com o Instituto Unibanco (IU), o projeto já impactou 89.419 pessoas.
A primeira edição da formação foi realizada em 2016. Nesse ano, 144 cursistas concluíram a formação e cerca de 14.637 estudantes foram impactados, de oito municípios de quatro estados do Brasil – Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e São Paulo.
Em 2017, participaram 243 cursistas de 13 diretorias de ensino da capital paulista e foram impactados 23.685 estudantes e 3.576 familiares. Na sua terceira edição em 2018, foram envolvidos 409 cursistas de 14 diretorias de ensino da Grande São Paulo, e foram impactados 27.461 estudantes e 3.547 familiares
Tanto em 2018 quanto em 2017, o projeto contou com apoio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD-SP) e Escola de formação de professores Paulo Renato Costa Souza (EFAPE/SEE-SP).